segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Educação é questão de coração

Pensando em educador salesiano, bem como, no “ser” que desejamos formar, gostaria de partilhar algumas considerações pertinentes ao perfil do educador salesiano, inspirados por Dom Bosco,Ser” notável que deixou marcas irremovíveis no contexto de Educar com o coração.
O educador salesiano é uma pessoa dotada de competências pessoais. Ele entende e sabe que o ser humano se realiza como um projeto a partir do encontro com o outro. Por isso, acata-se a si mesmo, acata sua alteridade, numa clara disposição ao diálogo. Diálogo que tem por fundamento não a dominação, a competência, a hierarquia, mas o reconhecimento da grandeza e dignidade de toda pessoa. Diálogo que vai muito além do estritamente acadêmico, porque o ser humano possui muitas dimensões inseparáveis. Diálogo que, sobretudo, oferece ao outro a certeza de que não se está sozinho. Por isso, esse diálogo o faz, na relação com seus alunos, companheiro de caminhada. Companheiro autêntico, solidário, acolhedor, dotado de empatia, de alto espírito ético, excelente ouvinte, criativo, que sabe propor problemas e examinar soluções, dotado de bom humor e otimismo sem perda da visão geral da realidade circundante. Um companheiro dotado de retidão carinhosa e exigência comprometida. Dotado de profunda afetividade, vista e entendida não como aquela que consola, mas como aquela que impulsiona e trilha caminhos novos de reconstrução da esperança.
O educador salesiano é uma pessoa dotada de competências cognitivas. Ele entende e sabe que o ser humano é um ser da busca, o que implica em ter conhecimentos específicos. Por isso, muito embora saiba que a figura do tutor conta mais que os conteúdos que ministra, muito embora saiba que seu comprometimento com os conteúdos que ministra valha mais que o próprio ensinamento deles, ele tem clareza sobre eles, domina a tecnologia de que se serve, transita bem no ambiente virtual, sabe da interdisciplinaridade da vida e, portanto, do processo de aprendizado, fundamenta sua ação na pesquisa, e porque é conhecedor das leis do aprendizado, incita à reflexão, à análise, à síntese, à avaliação. Ele sabe desenhar mecanismos pedagógicos dinâmicos. Sabe planejar estratégias participativas, intercâmbio de opiniões como caminho para encontrar soluções. Ele, por primeiro, sabe buscar respostas para as perguntas que coloca. Sabe provocar. É um comprometido com os conteúdos e métodos que apregoa.
O educador salesiano é uma pessoa dotada de competências produtivas. Ele sabe que as pessoas valem pelo que sabem fazer, no sentido amplo do fazer. Por isso, além de “saber estar”, ele “sabe fazer” e sabe “fazer saber”. Sabe utilizar as ferramentas de comunicação. Saber atuar, pedagogicamente, no ambiente virtual. Sabe encaminhar as devidas conclusões nas muitas tarefas que propõe. Sabe como facilitar o aprendizado de seus alunos, favorecendo a autonomia do grupo, a comunicação entre seus membros, a avaliação de seus trabalhos. Com absoluto respeito pelas individualidades, sabe conduzir seus alunos pelo respeito ao cronograma acordado e às normas organizacionais. Por trabalhar num projeto inovador, professa uma atitude inovadora: não é oportunista, mas um profissional que tem firmado um compromisso iniludível com a mudança. Sabe ser mais inovador que transmissor, mais competente que hábil, mais cooperativo que diretivo.
O educador salesiano é uma pessoa dotada de competências sociais. Ele sabe que de nada vale tanto conhecimento se não for para as pessoas aprenderem a conviver. Por isso, é promotor, por convicção, do trabalho em equipe, em que as pessoas se encontram, se respeitam, se interessam umas pelas outras, se sensibilizam com seu entorno, corresponsabilizam-se, compartilham conhecimentos e experiências. Para isso, não abre mão do praticar e fazer praticar o ouvir, o concordar, o discordar, o exercitar a liderança, o respeitar as idéias de todos, numa função mediadora, oportuna e adequada, promotora do protagonismo compartilhado. Membro de uma comunidade educativa é pessoa cônscia de suas responsabilidades organizacionais.
Extraído:  http://apacarpina.blogspot.com/2010/05/perfil-do-educador-salesiano.html

Um comentário:

  1. Que grande desafio ser Educador Salesiano, dentre todas as falas do texto, o que mais chamou minha atenção foi: "... não abre mão do praticar e fazer praticar o ouvir, o concordar, o discordar, o exercitar a liderança, o respeitar as idéias de todos, numa função mediadora, oportuna e adequada, promotora do protagonismo compartilhado." e chamou minha atençao pois esta fala está sempre presente com o que buscamos para nossos alunos. Uma tarefa que não é fácil,um desafio e tanto! Que nos inspiremos nos ensinamentos de Dom Bosco para vencer estes desafios.

    ResponderExcluir